12.5.09

CUFA PARTICIPARÁ DA MOBILIZAÇÃO DO DIA 18 DE MAIO
Por Silvana Barboza
Fonte parcial: O Documento – a sua identidade na internet.
Nana neném que eu vou te pegar
Deparamo-nos no dia-a-dia com constantes notícias de casos de abusos sexuais e violências infanto-juvenis, fatos estes que vêm preocupando a todos e, em especial, aqueles que efetivamente zelam por uma harmonia dos bons costumes em todas as esferas sociais e, também, pela aplicabilidade efetiva e obrigatória das normas que buscam promover a tutela dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta data foi instituída por meio da Lei Federal nº 9970/00 e foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira, conhecido como "Crime Araceli", nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, em 1973.

Este ano, a data será marcada por uma grande campanha contra a violência sexual infanto-juvenil em todo o Estado de Mato Grosso. O desenvolvimento do tema vai aprofundar o debate sob a ótica de que uma das maneiras de combatermos este tipo de crime é através da denúncia. O objetivo é combater esse tipo de agressão, quebrando as barreiras do preconceito e do medo de denunciar.

Recentemente foi divulgado os atendimentos realizados nos 29 Creas implantados em Mato Grosso. Foram 14.013 mil atendimentos. Os dados são preocupantes e pertinentes de reflexão. Do total de atendimentos realizados nos Creas, 6.87 mil foram crianças e adolescentes e 7.626 mil foram realizados às famílias. O tipo de violência com maior incidência entre crianças e adolescentes atendidos é o abuso sexual, com 2.070 casos registrados. Em seguida, aparece a negligência, com 1.594 casos e em terceiro lugar a violência psicológica, com 1.235 atendimentos. Aproximadamente 70% dos casos a vítima é menina, na faixa etária de sete a 14 anos. Estes dados nos mostram que diante de todos os esforços e estratégias ainda é preciso ações enfáticas e abrangentes no enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Entendendo esta atividade como parte de sua atuação a CUFA Rondonópolis participará da mobilização contra a exploração sexual infanto-juvenil que ocorrerá na cidade, com apresentações culturais, leitura de textos envolvendo a temática, enfim todas as atividades produzidas serão com muita arte, contribuindo assim para o fortalecimento da atuação desta renomada instituição que busca a descentralização da cultura e do conhecimento, buscando sempre a transformação para um mundo melhor!

Queremos um Mato Grosso sem violência sexual contra crianças e adolescentes. Diga Não a exploração sexual infanto – juvenil!
Denuncie: disque 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário