9.4.09

ACONTECE CUFA
Competição de Hip Hop

Por Vanessa Galhardo

A cultura hip hop é um dos instrumentos mais úteis de inclusão social do mundo. Sendo uma das vozes com maior expressão dos jovens oprimidos, que promove a construção do conhecimento crítico através das suas manifestações artísticas: Graffiti (artes plásticas), MC (Música), DJ (Música), Break (dança).

O Hip Hop é a principal forma de expressão da CUFA (Central Única das Favelas) e serve como ferramenta de integração e inclusão social. Por ser um movimento que, há 20 anos, sobrevive se delineando nos guetos brasileiros mesmo sem o apoio da mídia, ele cresce e se fortalece a cada dia, arrebatando admiradores de todas as camadas sócio-econômicas e deixando para trás o rótulo de “cultura do excluído”. Ao longo de sua existência, o Hip Hop vem criando um movimento forte, atraente, com grande potencial, e segue abrindo portas para novos nichos comerciais ainda não explorados.
Através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. E é exatamente nessa perspectiva que esse projeto "ACONTECE CUFA -Competição de Hip Hop" será desenvolvido em Rondonópolis.

Para tanto, as integrantes da CUFA de Rondonópolis, estamos em busca de parceiros que venham a contribuir com a realização de tal projeto, e um dos parceiros almejados e conquistados é o vereador Adonias Fernandes.

Ontem, dia 08 de abril de 2009, Simone Ribeiro (Coord. Geral da CUFA de Rondonópolis), Silvana Barboza (Coord. de Projetos) e Vanessa Galhardo (Coord. de Comunicação) foram até o gabinete do Vereador para apresentar o projeto e discutir as possibilidades de parceria.

(Vereador Adonias Fernandes recebendo as Integrantes da CUFA, Simone Ribeiro e Silvana Barboza)

No final da apresentação do Projeto ACONTECE CUFA, o vereador disse que vai nos apoiar e entrou como parceiro, ainda salientou que irá apresentar o Projeto para a Secretaria de Cultura, bem como para a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, frisando a importância do envolvimento desses órgãos no desenvolvimento e realização do projeto, levando em consideração que a idealização desse projeto tem o objetivo de descentralizar e fomentar a arte crítica contribuindo para a desmarginalização da mesma e fomentando na comunidade um maior respeito por esses grupos (Hip Hop). Além disso, o evento contribuirá com o município no quesito de promoção de lazer, arte e cultura para a população rondonopolitana, em especial as camadas menos favorecidas, que verão neste projeto a concretização de um dos pontos crucias da qualidade de vida: a diversão.

O projeto visa à realização de um festival de HIP-HOP, com a participação de grupos de toda a comunidade, independente de bairros. Ao longo da programação terá a realização de uma competição de grafite também com jovens da comunidade, com a premiação para todas as categorias. Busca-se com isso aumentar a participação social e contribuir com a auto-estima desses jovens, mostrando para os mesmos que sua arte e importante contribuem com a cultura da sociedade.

Sendo assim este projeto se torna uma poderosa ferramenta de inclusão HUMANA através de linguagem própria e cria relações de identidades já tão contemporâneas entre os jovens ensinando-os a encontrar as soluções para seus problemas de dentro da própria comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário