30.3.09

CUFA Presente na 1ª CONSEG
Por Vanessa Galhardo

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE MATO GROSSO
ETAPAS REGIONAIS - PÓLO RONDONÓPOLIS
(Abertura da Conseg, com o hino Nacional tocado pelo grupo "Pequenos jovens, grandes talentos")

Na ultima sexta-feira, dia 27, a CUFA, Central Única das Favelas, participou da 1ª CONSEG, Conferência Nacional de Segurança Pública no Pólo de Rondonópolis realizada no auditório do SEBRAE. Destacamos a presença de Paulo Ávilla (Linha dura – coordenador geral CUFA MT, e do pólo de Cuiabá), Simone Ribeiro (coordenadora geral CUFA Rondonópolis), Silvana Barboza (coordenadora de projetos CUFA Rondonópolis) e Vanessa Galhardo (coordenadora comunicação CUFA Rondonópolis).


(Paulo Ávila - linha dura -, Silvana Barboza, Vanessa Galhardo e Simone Ribeiro)

A 1ª Conseg teve como propósito encontrar caminhos para a construção de um novo modelo de segurança pública que privilegie a cidadania como um todo, além de valorizar o trabalhador desse setor e garantir a participação da sociedade civil organizada na formulação de políticas de segurança pública. Esse caminho perpassa por objetivos, e o objetivo de tal Conferência voltava à criação e definição de princípios e diretrizes que possam vir a orientar a nova Política Nacional de Segurança Pública.

Como o objetivo proposto era criar e defender diretrizes que venham a servir de base para a nova política, a Conseg fora dividida em 07 (sete) eixos de discussões. Nessa instância CUFA Cuiabá e CUFA Rondonópolis marcou presença no Eixo 5: “Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura e da paz”. Lembrando que tal eixo baseava-se na discussão da perspectiva ampla e variada rumo a garantia da articulação entre as ações preventivas policiais e ações não policiais focadas na redução do crime e da violência.

Logo após as discussões e formulação de princípios e diretrizes, nós, da CUFA, saímos em busca de articulações para participar do processo da escolha dos 30 (trinta) delegados/as, para a Conferência Estadual em Cuiabá, e conseguimos! A coordenadora geral da CUFA Rondonópolis, Simone Ribeiro, ficou em segundo lugar nas votações, com 23 votos a favor de sua delegação.

(A hora da escolha! Simone Ribeiro, coordenadora geral CUFA Rondonópolis, participa da processo de selação dos/as delegados/as e fica entre as mais votadas!)

Fato é que a CUFA Rondonópolis mostrou sua força de vontade de crescer e desenvolver projetos em prol da sociedade rondonopolitana, o que chamou atenção das demais autoridades presentes. É isso aí!

Próximo Encontro: Conferência Estadual de segurança pública – Cuiabá, nos dias 18, 19, e 20 de junho de 2009.

À nossa coordenadora geral, Simone Ribeiro, os nossos parabéns... e, vamos continuar fortalecendo, é tempo de crescer!

Vamos nessa CUFA Rondonópolis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário