11.3.09

CUFA presente na 49ª reunião do GGI

Por Vanessa Galhardo

No ultimo dia 06 de março do corrido ano, Paulo Ávila (linha dura) Coordenador Geral da CUFA (Central Única das Favelas) Cuiabá, juntamente com as integrantes da CUFA Rondonópolis, Simone Ribeiro, Silvana Barboza e Vanessa Galhardo, compareceu na 49ª Reunião do GGI (Gabinete Gestor Integrado).

Na reunião estava presente, além das CUFAs, o Coordenador da POLITEC, o Secretário Executivo do GGI, o Promotor de Justiça, o Tenente comandante do 5º BPM -, o Delegado Regional do PJC. a Delegada da PF e o Major e Secretário GGI Cuiabá. Destacamos também a presença da sociedade civil, presidentes de bairro, representante do segmento LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e representante estudantil do segmento LGBTT da UNE e da UFMT.
Além de sairmos informados/as sobre violência contra mulher e exploração sexual infanto-juvenil, sobre operações que a PM vem desenvolvendo no nosso Município, sobre as ações da PF bem como da PRF no carnaval, ficamos também ciente da realização e da organização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública.

(CONSEG - Saiba mais, http://www.conseg.gov.br/)


Em fase de desenvolvimento e de construção do processo de visibilidade aqui no nosso município, a CUFA Rondonópolis se colocou a disposição para fazer parte da organização da 1ª Conferência, dessa forma, atuaremos como mobilizadores sociais dessa instância.
Sabemos hoje que a principal preocupação dos/as brasileiros/as se volta à questão da segurança pública. E para que toda a sociedade, servidores das instituições de segurança pública, igrejas, comunidades, mídias e organismos internacionais possam contribuir na formulação de políticas públicas de recoesão social, o Ministério da Justiça realizará a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Será um importante instrumento de participação e mobilização social.
Durante a 1ª Conseg, serão discutidos temas como cidadania, participação popular, prevenção e repressão ao crime, entre outros. O intuito é elaborar uma nova Política Nacional de Segurança Pública, que será construída a partir da participação do poder público (gestores e servidores) e da sociedade civil organizada.
A realização da 1ª Conseg está diretamente relacionada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), uma experiência inédita no enfrentamento ao crime e que tem como foco o controle e a prevenção da violência. O programa une políticas de segurança pública e ações sociais, para atuar nas raízes sócio-econômicas da criminalidade.
Nessa perspectiva, estaremos iniciando nossa mobilização e nosso trabalho enquanto CUFA, somando força e agregando pessoas.
CUFA nas margens, CUFA nos centros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário