27.2.09

SINOP CAPITAL DA CULTURA SERÁ PALCO DE ENCONTRO ESTADUAL DA CUFA


Paulo Ávila (Linha Dura) e Karina Santiago, coordenadores da CUFA Mato Grosso

A cidade de Sinop vem se destacando no cenário político, educacional, saúde, esporte e aspectos físicos e estruturais. E este momento não podia ser diferente na cultura que através da CUFA (Central Única das Favelas) está se consolidando como o pólo regional da disseminação cultural.

Palco todos os dias de jovens artistas que se destacam na CUFA e são estrelas da cidade na cultura urbana, quais vão do rock ao rap, das intervenções de stencil ao graffiti, do skate ao basquete de rua, enfim na cultura que tem estreitado a convivência da favela com a sociedade. Tem aberto espaço para os destaques e destacados, tem virado mídia, tem se tornado um espaço real de que existem formas de difundir uma cultura em uma cidade de miscigenação.

No próximo dia 08 de março Sinop será a “Capital Mato-grossense da Cufa” e receberá de todos os cantos do Estado os cufistas que estarão debatendo assuntos da instituição. Um dos importantes assuntos que será pautado é o Planejamento Estratégico, assim como qualquer entidade pública ou privada ter uma linha de raciocínio lógico se faz fundamental para o sucesso.“Planejar não diz respeito a decisões futuras, mas decisões e principalmente ações do presente, afinal, qualquer ação aleatória pode conduzir a destino não esperado. Sendo assim, a CUFA tem feito das reuniões de planejamento uma de suas tarefas diárias.

No próximo dia 08 de Março, acontece em Sinop, mais uma reunião de planejamento estratégico, que tem por objetivo avaliar as ações da Central no Estado de Mato Grosso. Coordenadores de todas as bases no Estado estarão presentes na reunião que acontecerá a partir das 08hs, na Casa Brasil”, salientou coordenador da Cufa em Sinop Anderson Maciel.

Por Cintia Michelli (Atualização Vanessa Galhardo)

19.2.09

Quer trabalhar na CUFA?
Seja um agente de transformação em Rondonópolis, ou em qualquer outro lugar do país.
Vamos ser protagonista, vamos crescer junt@s!
Por Vanessa Galhardo (Créditos à Patrícia Assunção)

Jornalista Neusa Baptista atuando como voluntária em
Oficina de leitura no Campeonato de Basquete de Rua da CUFA MT em 2008

A CUFA em Mato Grosso e em todo o Brasil está recrutando pessoas para o trabalho social. A idéia é agregar cada vez mais pessoas a essa Rede que vem crescendo no país. O único pré-requisito é a disposição! Junte se a nós e venha fazer parte da Rede de trabalhos e protagonismo chamada CUFA.
Em sua transversalidade a CUFA, visa articular projetos, idéias e políticas sociais com os diversos movimentos valorizando as características de cada região. As ações não são iguais em todos os lugares, não assumindo assim uma forma de intervenção unilateral. O que fazem das obras da CUFA serem semelhantes em todo o lugar do país é o objetivo final de incentivar o desenvolvimento humano das comunidades da quais fazem parte.

Quer contribuir? Simples, para ser voluntário em Mato Grosso, ou melhor em Rondonópolis, envie um e-mail para voluntário.cufamt@gmail.com, ou entre em contato pelos telefones (66) 8125-4523 ou (66)9214-1871.

Se você deseja fazer parte da CUFA em outra cidade, acesse http://www.cufa.org.br/ e junte-se a nós!

18.2.09




A CUFA está agregando, a CUFA está crescendo
Central chega ao município de Rondonópolis (MT) com força total

Por Simone Ribeiro e Vanessa Galhardo


A CUFA – Central Única das Favelas, sim, essa mesma, a organização que tem um dos fundadores o “rapper” Mv Bill, que produziu em parceria com Celso Athayde o documentário “Falcão Meninos do Tráfico” chega ao município de Rondonópolis com força total.

A CUFA está agregando, a CUFA está crescendo. Com a missão de contribuir para o desenvolvimento humano por meio de ações de proteção e difusão da diversidade cultural, estimulando o protagonismo e o empreendedorismo comunitário como meio de transformação social, a CUFA conquista mais um espaço.

A partir de agora o Município de Rondonópolis estará contribuindo com a rede de trabalhos da CUFA, bem como fortalecendo laços e princípios dessa rede social. De agora em diante, CUFA Rondonópolis permeia por desafios que não serão fáceis de seguir e nem impossíveis de se buscar. À medida que as ações sociais da CUFA forem implementadas no nosso município, a transformação social ocorrerá gradativamente e as lutas em favor da sociabilidade, da cidadania e liberdade de certa forma poderão ter mais possibilidade de serem garantidas.

Chegou à hora de movimentar e de abrir novos anseios e espaços para o esporte, para a arte, a cultura, o trabalho e as ações de prevenção da violência em suas diversas expressões no nosso município. Seja você também um protagonista dessa rede, envie-nos um e-mail voluntario.cufamt@gmail.com ou entre em contato pelo telefone (066) 8125- 4523 ou (066) 9214-1871.

16.2.09

CUFA RONDONÓPOLIS

Central Única das Favelas é uma rede de práticas sociais que teve início em 1998 e se vascularizou pelo Brasil, estando hoje nos 27 estados brasileiros. A CUFA se faz prática nacional a partir do momento em que não existe identidade jurídica que nos faça uma organização, mas várias organizações que vão desde Oscip' s, Ong's, Associações, Grupos de Jovens, Grupos Artísticos, Grupo de Mães e afins, que aderem ao movimento social cuja filosofia e missão é atuar para que as pessoas de origem popular sejam elas jovens, homens, mulheres e crianças das favelas brasileiras em sua maioria negras, para que estas possam se emponderar dos seus direitos e deveres na sociedade e conseqüentemente obter qualidade de vida em suas comunidades.
Para que isso aconteça dialogamos e materializamos nossas ações através do Esporte, Arte, Cultura, Trabalho e ações de prevenção da violência em suas diversas expressões.
Em sua transversalidade a CUFA, visa articular projetos, idéias e políticas sociais com os diversos movimentos valorizando as características de cada região. As ações não são iguais em todos os lugares, não assumindo assim uma forma de intervenção unilateral. O que fazem das obras da Cufa semelhantes em todo o lugar do país é o objetivo final de incentivar o desenvolvimento humano das comunidades da quais fazem parte.