16.2.09

CUFA RONDONÓPOLIS

Central Única das Favelas é uma rede de práticas sociais que teve início em 1998 e se vascularizou pelo Brasil, estando hoje nos 27 estados brasileiros. A CUFA se faz prática nacional a partir do momento em que não existe identidade jurídica que nos faça uma organização, mas várias organizações que vão desde Oscip' s, Ong's, Associações, Grupos de Jovens, Grupos Artísticos, Grupo de Mães e afins, que aderem ao movimento social cuja filosofia e missão é atuar para que as pessoas de origem popular sejam elas jovens, homens, mulheres e crianças das favelas brasileiras em sua maioria negras, para que estas possam se emponderar dos seus direitos e deveres na sociedade e conseqüentemente obter qualidade de vida em suas comunidades.
Para que isso aconteça dialogamos e materializamos nossas ações através do Esporte, Arte, Cultura, Trabalho e ações de prevenção da violência em suas diversas expressões.
Em sua transversalidade a CUFA, visa articular projetos, idéias e políticas sociais com os diversos movimentos valorizando as características de cada região. As ações não são iguais em todos os lugares, não assumindo assim uma forma de intervenção unilateral. O que fazem das obras da Cufa semelhantes em todo o lugar do país é o objetivo final de incentivar o desenvolvimento humano das comunidades da quais fazem parte.

Um comentário: